top of page

Torino eleita uma das melhores cidades universitárias do mundo

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Milão cai cinco posições para 53º lugar, enquanto Roma sobe 18 posições para 56º lugar


Graças à satisfação de alunos e ex-alunos e por ser uma alternativa mais barata em comparação com outras cidades italianas, Torino foi colocada pela primeira vez no ranking das melhores cidades universitárias da QS World University Rankings. Londres lidera o ranking pela quinta edição consecutiva. Tóquio e Seul ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Austrália e Alemanha possuem duas cidades entre as dez melhores do mundo. 84% das 160 cidades classificadas registram queda no indicador Acessibilidade (neste caso, financeira), causada pelo aumento significativo do custo de vida.


A classificação


A décima primeira edição do ranking, publicada em 19 de julho de 2023 - pelos especialistas em educação universitária e gerencial QS Quacquarelli Symonds, classifica Torino em 67º lugar no mundo, ostentando a pontuação mais alta na Itália para os indicadores de "Acessibilidade e/ou Conveniência" e "Voz do Estudante" (Opinião do Estudante), sugerindo que Torino oferece uma excelente experiência estudantil, mais barata do que outras cidades italianas.


Cidades italianas


O ranking classifica três cidades universitárias italianas, com Milão caindo cinco posições para o 53º lugar, enquanto Roma sobe 18 posições para o 56º lugar. Apenas Miami (78º classificado) ultrapassou Roma nesta edição, conquistando uma vantagem significativa de 21 lugares. Roma obteve uma melhora significativa, principalmente graças ao indicador “Employer Activity” que mede as oportunidades de emprego para graduados, ocupando a 128ª posição. Nesta relevante dimensão, Milão continua sendo a protagonista na Itália, ocupando o 21º lugar no ranking mundial. A QS classifica as cidades com uma população de pelo menos 250.000 habitantes e com pelo menos duas universidades apresentadas no QS World University Rankings.


Mais de 100.000 respostas


A classificação oferece uma visão das expectativas e preferências dos alunos e ex-alunos, com mais de 100.000 respostas de pesquisas que contribuem para os índices "Desejabilidade" (para futuros alunos em potencial).


bottom of page